Objectivos e Historial

Objectivos

A Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve é uma associação juvenil sem fins lucrativos, de carácter desportivo, didáctico e ambientalista, que intervém na divulgação e conhecimento da montanha e técnicas adequadas.
A AMEA visa promover, entre a população em geral e os jovens em particular, a prática do montanhismo e actividades aventura na Natureza, com particular atenção para a marcha, campismo, escalada e preservação do ambiente natural de montanha.
Para tal, a AMEA possui um espaço que serve como sede, sala de formação e muro de treino de escalada, para além de equipamento técnico próprio, técnicos especializados, voluntários e associados.

Historial

A Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve tem a sua recente origem na antiga Casa de Cultura da Juventude de Faro (fundada em 1975).
A AMEA resulta da alteração da denominação desta associação, em assembleia geral de sócios, resultado das novas tendências e interesses dos actuais associados. Este movimento iniciou-se em 25 de Setembro de 1998, através da criação do Núcleo de Montanhismo CCJFaro.
No decorrer destes anos, a associação (através do Núcleo de Montanhismo) contou com a promoção e organização de actividades e acções de formação de ampla importância para o desenvolvimento do movimento montanheiro na região do Algarve.
Destacando-se a organização de um Challenger Inter-Associações em parceria com a ARCA e o IPJ em Maio 2000, Acampamentos Aventura Juvenis, a Ascensão de várias montanhas emblemáticas, como o Aneto, Toubkal, etc, a participação de um sócio na fundação da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, entre outros.
A AMEA encontra-se filiada na Federação Portuguesa de Montanhismo, tendo sido também durante alguns anos filiada na Federação Portuguesa de Campismo, em nome do Núcleo de Montanhismo.